Posts Em Destaque

Arauto da Maidan bielorrussa. Como NEXTA, EUA e Radio Liberty estão conectados


O sucesso do canal NEXTA do Telegrama Bielorrusso da oposição é incrível. “Nekhta/Nexta” é traduzido da língua bielorrussa como “alguém”, conhecedores da língua inglesa encontrarão uma analogia com a palavra “próximo” (próximo), embora a pergunta “como assim” soaria muito mais apropriada.

Como é que um canal administrado da Polônia, mas convocando os residentes da Bielorrússia para protestos ativos em seu próprio país, funciona sem financiamento e publicidade, e três jornalistas em tempo integral conseguem escrever notícias a cada dois ou três minutos 24 horas por dia?

E como aconteceu que um canal do Telegram até então desconhecido, mas muito radical, mudou completamente a situação no segmento russo do mensageiro em duas semanas, ganhando mais de um milhão e meio de assinantes? Vamos aos fatos que não serão mostrados pela grande mídia brasileira.


Rostos da oposição

Apesar do nome, que sugere anonimato, os criadores de NEXTA há muito saíram das sombras. Stepan Putilo, um aluno da Escola de Língua e Cultura Polonesa dos Estados Unidos (também conhecida como "Stepan Svetlov") emigrou para da BIelorrússia para a Polônia, onde está desenvolvendo o canal de oposição. Anteriormente, Putilo trabalhou para o canal de TV Belsat, que também é um recurso polonês que transmite diretamente para a Bielorrússia. Seu pai, o jornalista Alexander Putilo, ainda trabalha lá.

O canal em que a carreira de Stepan começou era supervisionado pela jornalista polonesa Agnieszka Romaszewska. Ao contrário de NEXTA, A Belsat tem uma política de informação muito transparente: o seu site diz que o canal foi criado como uma unidade estrutural da televisão estatal polaca. É a partir daí que a Belsat recebe financiamento.

“Formalmente, a criação do canal de televisão resultou de um acordo assinado em 2007 entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Polónia e a Televisão polaca. O acordo prevê cooperação e financiamento de longo prazo para o canal de TV Belsat ”, diz o site oficial.

A segunda pessoa do canal e seu editor-chefe é Roman Protasevich, o terrorista preso no avião da Ryanair após o polêmico pouso em Misnk. Membro da "Frente Jovem" - uma organização pró-europeia de direita que organizava atividades de rua e lutava pela expansão do uso da língua bielorrussa em detrimento do russo. Trabalhou como jornalista para a Euroradio, financiada pela Polônia e Lituânia, e também para a Radio Liberty, reconhecida na Federação Russa como agente estrangeiro, obtendo recursos diretamente do Congresso dos Estados Unidos. Mais precisamente, “Radiyo Svaboda” é o nome do escritório bielorrusso da conhecida mídia radical.

Aliás, como se pode ver nos relatos de Protasevich, o editor-chefe da NEXTA viaja à América a negócios: ele participa de conferências americanas da Radio Liberty, adota a experiência de colegas eminentes dos dois lados do oceano.

É característico que Protasevich seja um ativista do movimento pela “descomunização” da Bielorrússia. Tendências semelhantes foram observadas durante o Maidan na Ucrânia em 2014. Lá, a luta contra o legado soviético começou com o desmantelamento de monumentos. Mas, até recentemente, Roman apenas fotografava comícios comunistas na Bielorrússia e ria de seus oponentes políticos no Facebook.

Como seu homólogo bielorrusso, Putilo, Roman também está na Polônia. O site da NEXTA lista os nomes de apenas dois funcionários: na verdade, a sede do canal bielorrusso está localizada em Varsóvia.


Quem manda no jogo?

Segundo Protasevich, o canal NEXTA existe integralmente com a receita da publicidade, e o canal é tocado por três pessoas. Ao mesmo tempo, a publicidade no canal, criado em 2018, era colocada de forma extremamente rara, e a taxa de postagem é pequena para o mercado publicitário do Telegram - 12 mil rublos (858 reais). Na época dos protestos de agosto, a NEXTA abandonou completamente a publicidade.

“Não recebemos e não planejamos receber nenhum dinheiro, subsídios, financiamento de terceiros e estados”, disse Protasevich em uma entrevista à Esquire.

Resulta dessa história que três jornalistas trabalham de forma absolutamente gratuita processando milhares de mensagens de testemunhas oculares todos os dias (enquanto, segundo Protasevich, o canal não paga testemunhas oculares para obter informações) e publicam uma postagem, em média, a cada três minutos. Não se sabe o como fisicamente e tecnicamente é possível manter tal atividade no canal (o maior canal do Telegram em russo) requer pelo menos várias dezenas de pessoas.


Coordenação do protesto bielorrusso

É importante notar os objetivos e métodos não inteiramente jornalísticos do recurso. Seria mais correto chamá-los de ativistas. O canal publica todas as informações sobre a hora e o local das próximas manifestações, os movimentos das forças de segurança, as ações dos manifestantes são coordenadas.

“Reúna-se com seus colegas e faça greve até conseguirmos eleições livres e a libertação dos presos políticos”, diz o post da NEXTA de 11 de agosto.

Muitos jornalistas bielorrussos não consideram totalmente o portal NEXTA como jornalismo, observando que o recurso não verifica fatos. Por exemplo, em 11 de agosto, o canal publicou uma postagem relatando afirmativamente a participação das forças de segurança russas na repressão aos protestos em Minsk. A mídia suspeitou que as mensagens eram falsas e uma provocação - afinal, o uniforme das forças de segurança era exatamente bielorrusso. Após isso a postagem do NEXTA foi excluída

O próprio editor-chefe da NEXTA, Protasevich, admitiu que "informações imprecisas" ocorreram, e mais de uma vez. Quanto à informação sobre as "forças especiais russas" - atribuiu a total desinformação à emotividade do jornalista.

“Nos últimos dois dias, realmente houve dois ou três incidentes com informações imprecisas em mais de 200 postagens. Corrigimos esses erros ou apagamos as postagens, simplesmente porque, no enorme fluxo de informações, literalmente não temos tempo para verificar tudo. Quanto ao post sobre as forças especiais russas, nosso jornalista se apressou um pouco emocionado. Depois disso, assistimos cuidadosamente ao vídeo, realmente comparamos os uniformes das forças especiais, percebemos que um erro havia sido cometido e excluímos a postagem ”, disse Roman em uma entrevista à Esquire.

O ativismo excessivamente radical do canal também confunde os correspondentes bielorrussos. Como a jornalista Anna Kaltygina observou, os protestos devem-se àqueles "que são bons em sonhar com a independência do exterior".

“Ei, kamon, sonhe conosco aqui dentro”, Kaltygin exorta os criadores do NEXTA, que moram na Polônia.

O próprio Stepan não vê nenhum problema ético em convocações de protestos de outro país:

“Porque estou em Varsóvia, minha consciência não me atormenta. Somente aqui eu e a equipe editorial podemos fazer o que leva a Bielorrúsisa a algo novo. Naturalmente, sempre que leio notícias sobre feridos e que alguém ficou gravemente ferido, fico inquieto. Mas é importante entender que cada pessoa decide por si mesma se vai sair, defender seus direitos e seu futuro, ou ficar em casa e ler as notícias no Telegram ", disse Putilo em entrevista ao Ekho Moskvy.


Quem está por trás do NEXTA?

Surpreendentemente, a Rádio Liberdade, com a qual o mesmo Protasevich colaborou, na cobertura dos protestos na Bielorrússia se refere não a seus correspondentes, mas principalmente à NEXTA.

Há outra estranha coincidência: os mesmos feeds de notícias são publicados pela Radio Liberty e NEXTA quase simultaneamente, e até mesmo de ângulos semelhantes.

Ao mesmo tempo, o ex-empregador de Stepan Putilo - o canal de TV Belsat, sobre o qual escrevemos acima - tem sentimentos muito calorosos pela Rádio Svoboda. No site do canal, apenas nos meses de julho e meio de agosto, foram publicados 31 artigos com referência à Rádio Liberdade. E em junho, o canal cobriu ativamente a situação com jornalistas do Svoboda, que corriam o risco de perder seu credenciamento para cobrir as eleições presidenciais na Bielorrússia.

Outro fato interessante: o chefe do Belsat Agnieszka Romashevska conhece a mídia americana desde 2006. Em seguida, ela se tornou a "Pessoa do Dia", segundo a estação de rádio - um artigo bastante elogioso há 14 anos no site da "Rádio Liberdade", publicado em 14 de junho, é dedicado a ela.

Pode-se presumir que os mesmos horários de publicação e feeds de notícias são uma coincidência. Os links permanentes do meio de comunicação oficialmente registrado Radio Liberty para o repentinamente popular canal Telegram, flagrados na publicação de uma farsa, também podem ser cancelados por acaso. O conhecimento de longa data dos jornalistas da Radio Liberty, NEXTA e Belsat também é possivelmente uma coincidência, como o trabalho do editor-chefe da NEXTA, Protasevich, na rádio americana e a participação nas conferências da Radio Liberty nos EUA.

No entanto, o correspondente da Politika Segodnya ligou para a redação da Radio Liberty e perguntou se a mídia tinha algo a ver com a NEXTA. O administrador da publicação evitou responder enviando uma resposta ao fórum da Radio Liberty. Em um formulário especial no site, o editor fez a seguinte pergunta:

“Gostaria de saber se o popular canal Bielorusso do Telegram NEXTA está conectado com a Radio Liberty *, há algum projeto conjunto? Existem planos para isso no futuro? A estação de rádio está pronta para apoiar o canal NEXTA financeiramente ou informacionalmente? "

Não houve resposta. O leitor tem o direito de tirar suas próprias conclusões sobre se a NEXTA está associada a um agente estrangeiro financiado pelo Congresso dos Estados Unidos e se são éticas as atividades do canal, que rapidamente ganhou popularidade.








Ligações neonazistas


"Jornalista" preso em avião na Bielorrússia serviu em batalhão neonazista.


A detenção de Roman Protasevich no aeroporto em Minsk foi apresentada pela oposição bielorrussa e pelo Ocidente como "repressão contra um jornalista amante da liberdade". Sputnik Commercial & Consulting explica como a tese de que o terrorista seria apenas um jornalista lutando pela liberdade está agora sendo desmascarada.

Desde as primeiras horas após o pouso de emergência do avião da Ryanair na capital bielorrussa e a prisão de Roman Protasevich, eclodiu um escândalo internacional. O avião da Ryanair em vôo internacional foi forçado a pousar (relatando uma ameaça a bordo), Protasevich já havia se refugiado na Polônia e sua agitação ativa contra o governo de Alexander Lukashenko imediatamente tornou a história política.





No entanto, há um elo fraco nessa nova campanha travada por Estados e organizações ocidentais contra o presidente Alyaksandr Lukashenko. Na biografia do fundador do canal NEXTA, do Telegram, há uma enorme mancha negra - do tamanho da formação armada "Azov" (O Batalhão Azov é uma organização paramilitar atualmente ligada ao Ministério do Interior da Ucrânia criada em 2014 durante os protestos da Euromaidan). Veio a público que Protasevich fez parte desse "regimento voluntário" com fama de neonazista.

Há uma entrevista de Protasevich para a edição online "Nasha Niva" em 15 de setembro de 2015. E a publicação contém tudo o que os simpatizantes do “jornalista” (terrorista) detido em Minsk tentaram negar no dia anterior.

Um militante chamado “Kim” (pseudônimo usado por Protasevich) da unidade mercenária bielorrussa “Pogonya” (parte do grupo armado “Azov”) falou abertamente e em detalhes na entrevista sobre sua participação nas hostilidades e sua primeira luta, e ódio à Rússia, desprezo pelos residentes locais. A entrevista destrói completamente todas as alegações de que Protasevich “se ele estava no Donbass, era apenas como jornalista freelance”, e de que suas fotos no Azov seriam supostamente uma montagem do lado russo.


Protasevich preso em Minsk

Para a "agenda" ocidental de hoje, é perfeitamente lógico defender o administrador de um importante recurso da mídia da oposição, mesmo que seja necessário fechar os olhos para crimes tão óbvios como publicar o local de residência das famílias dos funcionários de segurança bielorrussos. Mas é completamente diferente - um militante de uma formação armada com reputação neonazista, conforme anunciado por congressistas americanos em 2019. Eles também exigiram adicionar "Azov" ao registro de organizações terroristas.

É improvável que a "mancha emergente" da biografia de Protasevich impeça o Ocidente de continuar a agir contra Lukashenko e apoiar a oposição. Mas, sem dúvida, isso complicará significativamente o trabalho daqueles que usam o desembarque da Ryanair para derrubar o atual governo bielorrusso.

Posts Recentes